As competências que as crianças devem desenvolver são:
- Familiarizar-se com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de diferentes gêneros.
- Disponibilizar-se a escutar e compreender o discurso do outro; usar com segurança a palavra; a manifestar-se diante do grupo.
- Respeitar o direito dos outros de ter as próprias ideias.
- Confiar na capacidade de se comunicar e de expressar suas próprias ideias.
- Usar corretamente o repertório linguistico próprio da sua faixa etária.
- Relizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
- Relato de experiências pessoais, associando a construção do discurso oral à do discurso escrito.
- Expressão de pontos de vista sobre determinadas situações-problema.
- Leitura incidental de registros encontrados no convívio pessoal, na localidade onde moram, nos lugares que frequentam.
- Traçados e escritas espontâneas.
- Contato com a linguagem escrita presente em diferentes portadores de texto (livros, revistas, cartazes, placas, embalagens, lista de compras, receitas, etc.).
- Participação em práticas sociais de leitura e escrita.
Coleção Cambalhota
Priscila Ramos de Azevedo
Regina Nogueira Borella
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