quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Linguagem oral e escrita

O objetivo principal é estimular a criança a desenvolver gradativamente as capacidades associadas às quatro competências linguisticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Introdução. v.3. Brasília, MEC/SEF, 1998. p.117.)
As competências que as crianças devem desenvolver são:
  • Familiarizar-se com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de diferentes gêneros.
  • Disponibilizar-se a escutar e compreender o discurso do outro; usar com segurança a palavra; a manifestar-se diante do grupo.
  • Respeitar o direito dos outros de ter as próprias ideias.
  • Confiar na capacidade de se comunicar e de expressar suas próprias ideias.
  • Usar corretamente o repertório linguistico próprio da sua faixa etária.
  • Relizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
O que explorar?
  • Relato de experiências pessoais, associando a construção do discurso oral à do discurso escrito.
  • Expressão de pontos de vista sobre determinadas situações-problema.
  • Leitura incidental de registros encontrados no convívio pessoal, na localidade onde moram, nos lugares que frequentam.
  • Traçados e escritas espontâneas.
  • Contato com a linguagem escrita presente em diferentes portadores de texto (livros, revistas, cartazes, placas, embalagens, lista de compras, receitas, etc.).
  • Participação em práticas sociais de leitura e escrita.
Coleção Cambalhota
Priscila Ramos de Azevedo
Regina Nogueira Borella

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"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET