quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Relatório individual do desenvolvimento do aluno (dicas)

APENAS ajuda para quem está precisando de ideias para fazer os relatórios dos alunos. 

Para compreender melhor a importância da Avaliação na Educação infantil, assista:

http://portaleducacaoinfantil.blogspot.com.br/2013/05/avaliacao-na-educacao-infantil.html




Aspectos a serem observados  nos diferentes eixos curriculares:


 Comportamento social
  • Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
  • Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);
  • Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
  • Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
  • Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;
  • Coopera com colegas e professora;
  • Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;
  • Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
  • Participa da roda da conversa;

Movimento
  • Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora. 
  • Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
  • Valoriza suas conquistas corporais.
  • Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
  • Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
  • Caminha sobre uma linha sem cair.
  • É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.

Matemática
  • Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
  • Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.
  • Identifica os números.
  • Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.
  • Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.
  • Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora.
  • Consegue  montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
  • Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.
  • Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
  • Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.
  • Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.


Linguagem oral e escrita
  • Aprecia ouvir histórias.
  • Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;
  • Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);
  • Não faz relação entre o que fala e escreve;
  • Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
  • Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.
  • Identifica  o seu nome.
  • Identifica o nome dos colegas.
  • Reconhece as letras do alfabeto.
  • Identifica as vogais.
  • Consegue formar algumas sílabas, construindo palavras.

Artes plásticas e cênicas
  • Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
  • Gosta de desenhar;
  • Interessa-se por diversos recursos artísticos;
  • Manuseia a massa de modelar com interesse;
  • Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
  • Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.



10 comentários:

Escola Estadual Paulo Freire disse...

Muito boa as orientações,lógico que não faremos do mesmo jeito pois o contexto é diferente,mas dá pra ter uma ideia de como proceder.obg. pela sugestão.

franciene disse...

Amei suas dicas d como fazer os relatórios! mand algumas novidades pra mim.Bjs

rosiane disse...

Mim ajudou muito, obrigada pela sugestão.bjs

Sandra disse...

Neste periodo de relatório, em que fico desesperada atrás de idéias, amei encontrar teu site.
bjs

Pedagoga Viviane disse...

Adorei seu blog!!!
Agora sou seguidora e te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog na aba ofereço), vc merece!!!
Cada postagem temos um aprendizado.
http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/

Te convido a fazer parte do blog Diversos Blogs Educacionais, um blog criado para divulgar blogs de qualidade e ficari muito feliz se vc participasse.
Seja seguidora dos dois blogs, traga o selo de qualidade e coloque-o na lateral e indique blogs de qualidade.
http://diversosblogseducacionais.blogspot.com.br/

Mil bjs

Pedagoga Viviane disse...

Rosa, me mande uma foto para representar seu blog, farei seu link.....mande para o meu e-mail vivianemdr@hotmail.com
Mil bjs

C.rosa disse...

Em breve postarei mais dicas! Obrigada!

Unknown disse...

Parabéns pela excelente dica... Minhas professoras vão Adorar!!!

Priscilla Nogueira disse...

PARABENS ME AJUDOU MUITOOO!!!

Dica Araujo disse...

Parabéns pela elaboração. Gostei muitíssimo!!!

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET