quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Brincadeiras (a partir de 2 anos)

Trenzinho ou Cobra
(Desenvolve a percepção de como o corpo se movimenta em um determinado espaço e a interação com o colega).

As crianças andam em duplas, trios ou em grupos maiores, uma atrás da outra, com as mãos no ombro do amigo da frente. Também podem andar de mãos ou braços dados e formar uma roda. Para variar, sugira que elas andem de costas, até encostar em algum companheiro.


Estica e Encolhe
(Os movimentos são simples, mas dão às crianças a noção de ritmo. Desenvolve percepção da própria imagem e das partes do corpo, criatividade e conceitos de rápido e lento. Feito com música, o exercício ensina ritmo e a relação entre movimento e som).

Incentive a criança a fazer movimentos de extensão e flexão de mãos, braços, pernas e do corpo inteiro. Mostre que a mão, contraída, fica igual a uma bolinha. Coloque uma música agitada e depois uma lenta e peça para ela fazer os movimentos no ritmo.


Circuito
(Desenvolve equilíbrio e consciência corporal).

Distribua pela sala almofadas, blocos de espuma, bancos ou outras peças para que a turma ande sobre eles. Diga: "Imagine que vocês são formiguinhas. todos andam bem devagar, com passos bem pequeninos. Agora, vocês terão que passar perto do tamanduá. Corram com passos largos para não ser pegos!" Esses comandos podem incluir outras formas de andar, com graus variados de dificuldade (na ponta dos pés, com os calcanhares, para a frente e para trás).


Relaxamento
(Desenvolve atenção a respiração e às batidas do coração).

Deixe as crianças bem à vontade, descalças e sentadas no chão. Mostre como espreguiçar, esticando todo o corpo, e como bocejar. diga para fazerem o mesmo. Depois, todos se deitam e rolam de um lado para o outro. Pode colocar uma música tranquila durante a atividade.

Nenhum comentário:

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET