As brincadeiras sensório-motoras visam ao aprimoramento dos esquemas, e, simultâneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas questões que acabam por conduzir a criança a refletir cada vez mais sobre o fazer.
Exemplos de brincadeiras sócio-motoras:
- bater em objetos suspensos (mãos e pés);
- assoprar e assoprar para deslocar;
- acertar no "alvo";
- soltar objetos dentro de caixas;
- soltar e pegar no ar "sem deixar cair" (pena, algodão);
- recortar;
- colar ( grãos, bolinhas de papel, palito, barbante...);
- pintura livre a dedo/pincel/lápis;
- rasgar;
- massa de modelar;
- amassar papel;
- corda;
- amarelinha;
- peteca;
- rolar a bola;
- empurrar com os pés em direção a "alvos";
- bater a bola no chão e agarrar em seguida;
- jogar bola de mão e mão;
- jogar bola na parede, deixar bater no chão e agarrar;
- pular procurando atingir distâncias cada vez maiores;
- empilhar e empurrar sem desfazer;
- enfileirar empurrar sem desfazer;
- encaixar;
- Bater a bola suspensa por um fio ou rolar a bola devem anteceder o jogar de mão para mão ou o bater a bola no chão para agarrá-la em seguida.
- O encaixe de peças miúdas de plástico pode ser facilitado pela atividade de colocar objetos pequenos dentro de caixas (vai-se reduzindo os tamanhos, pouco a pouco) e depois revirar tudo.
- Acertar ao alvo deve vir depois da criança ter vivênciado algumas situações de soltar objetos dentro de recipientes grandes e soltar, esticando bem os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar cair.
Autora: Maria da Glória Seber.
Um comentário:
Esselivro que você extraiu as atividades são excelentes. boa dica
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