quarta-feira, 7 de abril de 2010

A importância da roda

A roda é um dos momentos de grande interação. Implica a expectativa de algum fato relevante, pois algo de importante vai acontecer quando todos sentam numa roda. Para o professor, é uma oportunidade de observar os alunos e as relações entre eles enquanto conversam, trocam objetos, riem.
A roda da novidade deve fazer parte da rotina da turma. Uma das possibilidades é criar a "caixa das novidades". Na chegada, o aluno guarda o objeto, que depois será exibido na roda. A novidade pode desencadear várias atividades, jogos, brincadeiras e histórias, e faz a ponte entre a casa e a escola, permitindo identificações, além de incentivar o início das relações de interação e troca entre os alunos.
A roda pode ser o primeiro momento das atividades do dia. Nela se tem um espaço privilegiado no qual se pode desencadear a exploração de temas e o amadurecimento das ideias. Mas, para isso é de grande importância a participação dos alunos por meio de comentários e discussões.

Nenhum comentário:

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET