quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brincadeiras e atividades com nomes

O nome é o que identifica a criança no mundo e a diferencia do outro. Por isso é uma das referências mais significativas para iniciar o processo de alfabetização.
A escrita do nome próprio adquire mais importância ao se iniciar a escolaridade. Todo o material escolar individual é marcado com o seu nome. Dessa maneira, a criança passa a reconhecer a funcionalidade da escrita do seu nome, pois ele marca de forma diferenciada, a sua presença no seu pequeno mundo em expansão.
1-Lista dos nomes
A lista dos nomes é fundamental para desenvolver um trabalho signifivativo na construção da base alfabética. Explore-a de diversas maneiras, pesquisando: nomes que começam com as mesmas letras, nomes que rimam, quantidade de letras, etc. Digite a lista de nomes e distribua uma cópia para cada criança.
Poderá também colocá-la na parede da sala para orientar as crianças em alguns momentos de rotina como: o ajudante do dia é o primeiro da lista.O número quatro da lista vai escolher a história do dia...
1. Letras móveis

Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através da brincadeira.
Material: letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão, e etc. Se forem de papelão, o ideal seria que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.


Deixar as letras expostas na sala para haver um contato maior das crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos da aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.


2. Bingo
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão, tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido (para fazer bolinhas de papel).

Cada criança receberá uma cartela com a escrita de seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deverá gritar: Bingo!

Após brincarem bastante com o bingo, a professora distribuirá para cada criança fichinhas com as letras do nome (uma fichinha para cada letra) fora da ordem e pedirá para que contem quantas letras há na escrita de seu nome e que colem a quantidade representativa em bolinhas de papel, na folha.


3. Corrida de balõesObjetivos: Escrever seu nome.
Material: balões numerados; fichas com os números de acordo com os dos balões; fichas com os nomes; giz.

O professor deverá formar as crianças em duas filas e distribuir uma ficha com um número para cada uma delas.

Dado o sinal, uma de cada vez corre em direção aos balões e estoura aquele que o seu número. Dentro estará uma ficha com o seu nome escrito dentro.
A criança deverá ler alto o seu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.


4. Dança da cadeira
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome e a escrita do nome dos colegas.
Material: Fichas com os nomes escritos (uma para cada nome); e cadeiras.

O professor propõe que as crianças façam círculos com as cadeiras e depois distribui os nomes para que colem nelas.
Inicia-se a dança das cadeiras e ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

Outras sugestões:

Forca com os nomes
Jogo da memória com os nomes
Recortar letras do seu nome em revistas e jornais






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"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET