sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto para trabalhar regras com a turma.

Já utilizei esse texto com os meus alunos do 3º período para trabalhar regras de convivência e o resultado foi muito interessante. Então, resolvi compartilhar com vocês essa experiência.


Está tudo combinado!

Descubra porque é tão importante seguir regras.




Para jogar fubebol, xadrez, vídeogame ou mesmo brincar de pega-pega é preciso seguir algumas regras especiais, senão ninguém se entende.
Em casa, a gente também segue normas, que podem ser diferentes para cada família. Quando seus pais combinam a hora que você deve voltar de um passeio, por exemplo, estão definindo uma regra.

A escola é outro lugar em que é preciso combinar um conjunto de regras para que todo mundo tenha seu espaço garantido, suas opiniões respeitadas e possa aproveitar as aulas.

Assim, se dois alunos ficam bagunçando ou batem papo enquanto o professor explica a lição, acabam se prejudicando e ainda atrapalham os outros, que não conseguem acompanhar a aula.

É claro que isso não significa que você e seus amigos têm que ficar duros e mudos como estátuas quando estão na escola. Nada impede que você faça perguntas, troque ideias com os colegas e dê risada, desde que não prejudique ninguém.

Ou seja, as regras existem não só para que todos respeitem os outros, mas também para que todos sejam respeitados.

Texto de Claudio Fragata

Nenhum comentário:

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET