sábado, 17 de julho de 2010

Limites

Dar consequências é uma medida essencial na educação para a responsabilidade: primeiro os deveres, depois os prazeres ( quando terminar o trabalho da escola pode ver tv); estragou, tem de consertar (sei que você não derramou o suco de propósito, mas precisa terminar a limpeza da mesa).

A consequência tem uma ligação lógica e imediata com o que foi feito, com o propósito de corrigir o erro ou a omissão. Precisa ser enunciada com firmeza e persistência para que possa ser atendida. Cumprir a consequência determinada é condição para desfrutar os privilégios desejados.


Desenvolver a consideração pelos outros e por si mesmo conduz ao equilíbrio e a maiores possibilidades de satisfação. A capacidade de esperar é a base do bom planejamento; a capacidade de tolerar frustrações é a base da aprendizagem, pois é preciso persistir e suportar os erros até adquirir o conhecimento ou habilidade de fazer o que nos propomos.

A falta de limites prejudica o controle da impulsividade, dificulta o controle da raiva, diminui a tolerância, a frustração e a capacidade de esperar para conseguir o que quer, estimula o egocentrismo. Isso resulta em distúrbios de conduta e na sensação de vazio e insatisfação.

Limites colocados com firmeza e serenidade são expressões de amor e de cuidado que estimulam crianças e jovens a serem pessoas capazes de contribuir positivamente para a sociedade.


Livro: Cá entre nós
Maria Tereza Malonado

Nenhum comentário:

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET