domingo, 26 de agosto de 2012

Parlendas














ALFABETO ILUSTRADO














Mural - Pintinho Amarelinho




Ideia das minhas colegas de trabalho Vanda e Elane

terça-feira, 21 de agosto de 2012

domingo, 19 de agosto de 2012

Saci na garrafa pet






Ideia das minhas colegas de trabalho, Roseni e Shirlene.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Relatório individual do aluno - Eixo de trabalho - MOVIMENTO

MOVIMENTO
crianças de 0 a 3 anos
Objetivos:
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc, para o uso de objetos diversos.


Expressividade:
  • Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da  interação com os outros;
  • Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Equilíbrio e coordenação
  • Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
  • Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
  • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão , o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversa situações cotidianas.


Crianças de 4 a 6 anos
Objetivos:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
  • Controlar gradativamente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.,para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
  • Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.


Expressividade
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras;
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
  • Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança.
  • Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Equilíbrio e coordenação
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
  • Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
  • Valorização de suas conquistas corporais.
  • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Fonte: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de Mundo. vol.3
"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET